dcsimg

Porphyromonas gingivalis ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Porphyromonas gingivalis é uma bactéria Gram-negativa, tem forma de bacilo, é anaeróbico e patogênico, gerando colônias escuras em ágar sangue.[1]

É encontrada na cavidade oral e está associada com alguns tipos de periodontite. Causa lesões teciduais; dificulta a regeneração do tecido devido ao agravo na desregulação do sistema imune e inflamatório.[2] Também é encontrada na porção superior do trato gastrointestinal e no cólon. A degradação de colágeno que é observada na periodontite crônica é em parte devido as enzimas de colágeno que está espécie possui (colagenases).

Foi mostrado em um estudo in vitro que a P.gingivalis é capaz de invadir fibroblastos gengivais de humanos como uma forma de proteção, pois ganha a capacidade de sobreviver em altas concentrações de antibióticos.[3] P. gingivalis quando invade as células epiteliais gengivais em grande quantidade, garante ás bactérias e células epiteliais a capacidade de sobreviver longos períodos de tempo por inibição do ciclo celular da célula epitelial.

Referências

  1. José Luiz de Lorenzo (2004). Microbiologia para o Estudante de Odontologia. São Paulo, SP: Editora Atheneu. ISBN 8573796618
  2. Naito M, Hirakawa H, Yamashita A; et al. (agosto de 2008). «Determination of the Genome Sequence of Porphyromonas gingivalis Strain ATCC 33277 and Genomic Comparison with Strain W83 Revealed Extensive Genome Rearrangements in P. gingivalis». DNA Res. 15 (4): 215–25. PMC . PMID 18524787. doi:10.1093/dnares/dsn013
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22949096
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Porphyromonas gingivalis: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Porphyromonas gingivalis é uma bactéria Gram-negativa, tem forma de bacilo, é anaeróbico e patogênico, gerando colônias escuras em ágar sangue.

É encontrada na cavidade oral e está associada com alguns tipos de periodontite. Causa lesões teciduais; dificulta a regeneração do tecido devido ao agravo na desregulação do sistema imune e inflamatório. Também é encontrada na porção superior do trato gastrointestinal e no cólon. A degradação de colágeno que é observada na periodontite crônica é em parte devido as enzimas de colágeno que está espécie possui (colagenases).

Foi mostrado em um estudo in vitro que a P.gingivalis é capaz de invadir fibroblastos gengivais de humanos como uma forma de proteção, pois ganha a capacidade de sobreviver em altas concentrações de antibióticos. P. gingivalis quando invade as células epiteliais gengivais em grande quantidade, garante ás bactérias e células epiteliais a capacidade de sobreviver longos períodos de tempo por inibição do ciclo celular da célula epitelial.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT