dcsimg

Aphanomyces astaci ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Aphanomyces astaci é uma espécie de oomycota patogénica que provoca uma infeção letal nos lagostins europeus. Na América do Norte, o local de origem destes eucariotas, raramente causa a morte nos lagostins.[1] Embora a doença esteja presente na Europa há cerca de 150 anos, não foram ainda observados lagostins resistentes a esta espécie invasora, que figura na lista das 100 espécies invasores mais débeis da Europa.[2]

Uma vez que os lagostins americanos são portadores da A. astaci, uma medida para travar a propagação da doença consiste em não introduzir esta espécie nos rios Europeus. Alguns locais, como Aragão, esforçam-se por evitar ou proibir a venda de lagostins americanos vivos.[3] Como algumas espécies, inclusive os lagostins americanos, resistem durante algum tempo fora de água, também é recomendado matá-los no momento em que se os pesca para evitar que escapem para outras massas de água onde a doença ainda não chegou.[3] Nos trechos de rio onde é permitido pescar lagostins como o lagostim-vermelho ou o lagostim-sinal também é recomendado desinfectar todos os utensílios de pesca para evitar a propagação da afanomicose. Uma medida que tem demonstrado ser eficaz para evitar que alcance as populações de lagostins alóctones aos rios europeus consiste na construção de diques de contenção.

Referências

  1. Delivering Alien Invasive Species Inventories for Europe. «Aphanomyces astaci» (PDF) (em inglês)
  2. Daisie, ed. (2012). «100 of The Worst»
  3. a b Govern d'Aragó. Departament de Medi Ambient (2010). Manual de buenas prácticas para la conservación del cangrejo de río común (PDF) (em espanhol). [S.l.: s.n.] Dipòsit legal Z-1415/10. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original (PDF) em 8 de outubro de 2010
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Aphanomyces astaci: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Aphanomyces astaci é uma espécie de oomycota patogénica que provoca uma infeção letal nos lagostins europeus. Na América do Norte, o local de origem destes eucariotas, raramente causa a morte nos lagostins. Embora a doença esteja presente na Europa há cerca de 150 anos, não foram ainda observados lagostins resistentes a esta espécie invasora, que figura na lista das 100 espécies invasores mais débeis da Europa.

Uma vez que os lagostins americanos são portadores da A. astaci, uma medida para travar a propagação da doença consiste em não introduzir esta espécie nos rios Europeus. Alguns locais, como Aragão, esforçam-se por evitar ou proibir a venda de lagostins americanos vivos. Como algumas espécies, inclusive os lagostins americanos, resistem durante algum tempo fora de água, também é recomendado matá-los no momento em que se os pesca para evitar que escapem para outras massas de água onde a doença ainda não chegou. Nos trechos de rio onde é permitido pescar lagostins como o lagostim-vermelho ou o lagostim-sinal também é recomendado desinfectar todos os utensílios de pesca para evitar a propagação da afanomicose. Uma medida que tem demonstrado ser eficaz para evitar que alcance as populações de lagostins alóctones aos rios europeus consiste na construção de diques de contenção.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT