Leptodactylidae é uma família de anfíbios da ordem Anura. Algumas espécies são conhecidas como jias (ou gias),[nota 1] rãs ou caçotes.[2] A família encontra-se distribuída pela América Central e América do Sul.
"Leptodactylidae" significa "dedos soltos", devido a ausência de membrana entre os seus dedos. "Jia" provém do termo tupi yu'i[3].
Os membros da família Leptodactylidae possuem a pele lisa e dedos longos. Possuem hábito aquático, e geralmente possuem membrana interdigital nas patas posteriores. São carnívoras, assim como todos os anuros.
Os machos de diversas espécies desta família costumam, durante o período reprodutivo, apresentar hipertrofia muscular, que é desencadeada após variações da umidade e do pH do ar e da água, alterações que ocorrem nas épocas chuvosas. Tal mudança corporal tem como o objetivo o aumento da aderência dos machos nas fêmeas durante o amplexo, de forma a evitar que elas escorreguem durante o ato. Após o período reprodutivo, os indivíduos voltam ao normal.[4]
A família está dividida em três subfamílias e contêm 12 gêneros.[5]
Leptodactylidae é uma família de anfíbios da ordem Anura. Algumas espécies são conhecidas como jias (ou gias), rãs ou caçotes. A família encontra-se distribuída pela América Central e América do Sul.